facebook-domain-verification=ftejo4usjwv5gbzssdxyfqeuqi2hxr
top of page
Buscar
  • Foto do escritorComunicar-se

10 passos para criar um bom Dossier de Imprensa


Uma forma de potenciar a presença da sua empresa nos meios de Comunicação Social é facilitar aos jornalistas o acesso à informação institucional.

Para isso, é fundamental ter no website da empresa uma página dedicada aos Media (Dossier de Imprensa, Sala de imprensa, Media Kit, Press Kit), onde constem conteúdos e material de qualidade adaptados aos vários meios de Comunicação Social existentes: online, impressos e multimédia.

O que se espera de um Dossier de Imprensa é que faculte aos jornalistas informação oficial e actualizada sobre a empresa e a sua actividade, sobretudo, com potencial interesse noticioso.

Ao criar o Dossier de Imprensa é importante colocar-se no lugar do jornalista: qual o interesse desta informação? Numa redacção de jornalistas inundados de comunicados de imprensa, como é que esta informação pode despertar a atenção do editor e qual o ângulo mais útil para os leitores?

Não é tarefa fácil, mas também não é uma missão impossível. A verdade, inegável, é que disponibilizar aos jornalistas um bom Dossier de Imprensa é mais do que ter a consciência dessa oportunidade mediática, é ter a sabedoria em orientá-lo para aumentar a notoriedade da sua empresa, marca, serviço ou projecto. Como criar um bom Dossier de Imprensa? O que deve incluir? Vamos dar-lhe algumas dicas:

# 1 – Apresentação

Escreva uma descrição da empresa simples, clara, concisa (pode utilizar o texto institucional do “Sobre Nós” ou “Quem Somos” do site). Não se esqueça da optimização para os motores de busca, por isso, tenha em atenção o uso correcto das palavras-chave em que se pretende posicionar.

# 2 – Equipa

Forneça informações sobre a equipa de gestão, com respectiva informação resumida e, eventualmente, link para o currículo mais extenso e fotos com boa resolução (300 dpi).

# 3 - Contacto

Indique o contacto directo – telefone ou email – para a pessoa responsável pela assessoria de imprensa/comunicação. Se a informação for para um contacto geral, pode dar-se o caso de a comunicação não se concretizar naquele instante e perder-se a oportunidade de divulgação.

# 4 – Material

Os materiais de comunicação devem ser variados e originais. A criatividade seduz a atenção. Os conteúdos a facultar devem estar optimizados para vários formatos multimédia (fotografias, infográficos, vídeos, slideshows, etc). Disponibilize o logótipo com 72 dpi (optimizada para web) e 300 dpi (optimizada para impressão).

# 5 - Tónica

Qualquer referência à sua empresa ou marca deve ser feita de forma assertiva, consistente, informativa e não demasiado comercial. É a empresa que deve definir, no seu Dossier de Imprensa, nos seus comunicados e outros materiais a forma como quer ser identificada. Se não o fizer, alguém o fará e aí corre o risco de não beneficiar da reputação que esperava.

# 6 – Press-Releases

Os Press-Releases (Comunicados de Imprensa) a serem distribuídos pelos jornalistas também podem estar optimizados e conter links para o website - criados com o construtor de links do Google - para depois serem acompanhados no Google Analytics.

# 7 – Clipping

É importante, ainda, disponibilizar o Clipping, ou seja, uma lista de artigos/notícias que já foram publicados na Comunicação Social, assim como, uma ligação para a secção de Notícias (institucionais) do site da empresa.

# 8 – Press Kit

A sua empresa vai fazer lançamento de algum produto ou serviço? Então é importante facultar um Press Kit da empresa que reúna toda a informação enviada, antecipadamente, para as redacções (texto, imagens, vídeos, etc).

# 9 – Actualizar

É importante que a página do Dossier de Imprensa seja simples de actualizar, tal como as notícias colocadas no website. É sempre recomendável ter um sistema de gestão de conteúdos (CMS) que facilite a gestão e actualização do site.

# 10 - Organizar

O website de uma empresa é o espaço onde deve ter organizada toda a informação que possa ser útil ao seu público-alvo. Os jornalistas estão sempre online e se conseguirem encontrar de forma rápida a informação que procuram, maiores são as probabilidades de divulgação, de conquistar espaço mediático. Tal como organizar o conteúdo por categorias de interesse ou segmentação dos clientes, procure preparar dossiers de imprensa para jornalistas especializados, aumentando assim as probabilidades de publicação.

Precisa de ajuda na elaboração de um bom Media Kit? Contacte a COMUNICAR-se.

1.379 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page