facebook-domain-verification=ftejo4usjwv5gbzssdxyfqeuqi2hxr
top of page
Buscar
  • Foto do escritorComunicar-se

9 PASSOS INFALÍVEIS DE E-MAIL MARKETING PARA MELHORAR O NEGÓCIO


As empresas e marcas que recorrem a especialistas em Marketing Digital conhecem excelentes números de retorno através da comunicação com clientes por: E-mail Marketing. Esta é uma ferramenta muito poderosa quando trabalhada por profissionais. Porém, há ainda muitas empresas/marcas que não conseguem rentabilizar este recurso para potenciar o negócio, aumentar as vendas e fidelizar clientes.

Um relatório da DMA (Direct Marketing Association) demonstrou que o ROI (Retorno sobre Investimento) do E-mail Marketing é, em média, 4.000%. Um óptimo resultado, certo? Sabe como conseguir esta excelente taxa de retorno? A COMUNICAR-se sabe! Para ajudar a optimizar as acções de E-mail Marketing, partilhamos consigo algumas dicas essenciais que possibilitam maximizar os seus resultados.

1# - Eleger um bom título

O primeiro passo para um E-mail Marketing alcançar sucesso é fazer com que o usuário se interesse em abrir a mensagem. Por isso, um título com impacto, que chame a atenção é fundamental. Mas atenção, o título precisa de estar relacionado com o conteúdo. Títulos apelativos demais, sem relação com a mensagem do conteúdo, apenas prejudicarão a imagem da empresa ou a credibilidade da marca, diminuindo, assim, o interesse do público alvo em e-mails futuros.

#2 - Segmentar a base de dados

Quando o seu mailing (base de dados com e-mails) começa a crescer, pode ter diferentes origens e perfis. Isto permite-lhe direccionar melhor as suas campanhas. Hoje em dia, existem ferramentas de gestão de E-mail marketing que permitem uma segmentação através de tags. Lembre-se de que a diferença entre ser um spam e uma oferta tentadora é o interesse real do cliente. Por isso, quanto mais conseguir comunicar algo relevante, melhor. Para tal, direccionar o conteúdo ao público certo é, também, fundamental. Escolha o seu target e dispare!

#3 – Captar a atenção

Antigamente, eram comuns os e-mails de newsletters, massivos e com diversos assuntos desconexos. A verdade é que as pessoas estão, cada vez mais, sem tempo. Não se iluda. Se pensa que os clientes ficam a ler um e-mail para saber as novidades da sua empresa, desengane-se! Os clientes ou parceiros de negócio só irão prosseguir com a leitura do email se perceberem que o conteúdo pode ser importante para eles. Por isso, para ter um bom alcance e melhor resultado, deve trabalhar um assunto específico - ao invés de vários – e que traga algum benefício ou acrescente valor para quem lê. O mesmo aplica-se à venda de produtos. Grandes empresas, com um enorme mix de produtos, podem até divulgar várias marcas/artigos no e-mail, no entanto, é inevitável, o foco principal vai ser só um. Portanto, dar menos opções, destacando o que quer comunicar, não só, simplifica a acção do leitor/consumidor, como também, capta mais atenção.

#4 - Realizar testes

Qual título deve usar? Qual o melhor template? Estas e tantas outras questões surgem, muitas vezes, no momento de se criar um E-mail Marketing. Por isso, um teste A/B ajuda a escolher qual a melhor opção e, sobretudo, evita erros.

#5 - Enviar na quantidade certa

Saber a quantidade ideal é fundamental! Se enviar muitos e-mails, poderá importunar o destinatário e, como consequência, ter uma taxa de 'unsubscribe' (pessoas que decidem sair da sua lista) muito grande. Por outro lado, envios muito espaçados poderão fazer com que caia no esquecimento, além de limitar as possibilidades de retorno.

#6 - Utilizar pessoas reais como remetentes

Um recurso que pode melhorar a taxa de abertura é o envio das mensagens através de e-mails de "pessoas reais", como maria@portugal.pt, ao invés de news@portugal.pt. Acredite que a opção de usar um e-mail pessoal torna a sua empresa muito mais próxima do seu público alvo.

#7 - Construir uma relação com o usuário

As pessoas estão cansadas de e-mails sobre vendas. Se este também for o foco da sua mensagem, será igualmente visto apenas como "mais uma empresa vendedora", como milhares que existem na web. É preciso criar um vínculo de confiança, através do qual o cliente reconhece a autêntica disponibilidade e competência da empresa para dar resposta à sua necessidade. Crie relações fortes. Desta maneira, a venda/ negócio/parceria será feita de forma muito mais fácil e não somente por preço.

#8 - Oferecer conhecimento

Uma forma eficaz de criar vínculo com a base de dados é utilizar o Marketing de Conteúdo. Ou seja, oferecer à sua lista de e-mails com materiais técnicos densos, como e-books, artigos, webinars, entre outros que revelem o conhecimento da sua empresa, marca ou serviço sobre a matéria que interessa ao seu público alvo/cliente. Conseguir posicionar-se desta forma, é garantir que a venda/negócio/parceria aconteça naturalmente.

#9 - Emails simples podem ser poderosos

Uma óptima opção é enviar ao seu target (público alvo) um email do CEO da empresa. Isto permite ao cliente, potencial parceiro de negócio ou público em geral, encarar a sua empresa de forma mais humanizada e constatar a coesão da equipa em prol de um objectivo comum.

Conclusão, se ainda não usa o E-mail como ferramenta de marketing para comunicar com os clientes divulgando campanhas ou promovendo serviços, saiba que está a perder uma grande oportunidade de projectar a sua empresa e aumentar os resultados.

A COMUNICAR-se pode ajudar a sua empresa ou marca a fazer do E-mail Marketing um aliado para o seu negócio. Fale connosco!

53 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page