facebook-domain-verification=ftejo4usjwv5gbzssdxyfqeuqi2hxr
top of page
Buscar
  • Foto do escritorComunicar-se

5 segredos para ser um bom comunicador



Comunicar-se bem, quer no ambiente profissional, quer no pessoal, é essencial para se poder estabelecer uma boa relação com as pessoas. Somos aquilo que comunicamos, por isso, é necessário saber utilizar a arte da comunicação. Todos os grandes líderes foram ou são grandes comunicadores. Mais do que simplesmente falar, saber comunicar-se é, sobretudo, saber ouvir. Ter consciência das pessoas com quem nos relacionamos, do público a quem nos dirigimos e das situações à nossa volta, são um dos grandes segredos para construir uma comunicação assertiva e positiva. Partilhamos, consigo, mais alguns segredos. Confira se já é um bom comunicador e um líder!


#1 – Seja confiável

Quando as pessoas identificam no líder uma pessoa com integridade e de confiança, elas acolhem com interesse qualquer comunicação. Ter confiança no comunicador faz com que a mensagem seja ouvida e retida e, no caso de liderar uma equipa, esta sentir-se-á segura e motivada para tomar boas decisões e iniciativas.


#2 – Desenvolva relacionamentos

A maioria das pessoas tem dificuldades neste campo, já que o relacionamento é uma das coisas mais delicadas e complexas entre os seres humanos. Grandes líderes, por outro lado, são pessoas altruístas que souberam superar essas dificuldades e crescer com elas. Deve apostar na construção de um relacionamento pessoal positivo com as pessoas ao seu redor. Pode até inspirar-se na estratégia do nosso Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, e ser afectuoso para gerar conexão com as pessoas. A comunicação de proximidade resulta e toda a gente gosta de afectos.


#3 – Seja conciso e objectivo

Aprenda a valorizar a clareza e objectividade. O simples e conciso é sempre melhor do que o complicado e confuso. Pode parecer um conceito cliché, mas há muita gente que pensa que falar muito é sinónimo de falar melhor e, não, não é verdade. Aliás, é nesta questão que os grandes comunicadores se destacam: têm a capacidade de falar em poucas e simples palavras o que os outros falariam em horas. Seja claro, concreto e conciso.


#4 – Foque-se nos outros

Saiba interagir com as outras pessoas de forma aberta, humilde e disposto a colaborar. Quando estiver realmente focado em contribuir mais do que receber, então realmente estará a atingir o seu objectivo.


#5 – Tenha uma mente aberta

Se mantém a mente fechada, “inside a box” pode estar a bloquear grandes oportunidades de sucesso. Ter a mente e ouvidos abertos para estar receptivo a escutar opiniões, pontos de vista e posicionamentos diferentes, é uma das grandes características de um bom comunicador. Muitas pessoas têm receio das visões opostas, quando, na realidade, deveriam estar curiosas por ouvi-las. Os grandes líderes sabem aproveitar opiniões diferentes para desenvolver aquela que melhor se encaixa num contexto ou situação, conquistando empatia e gerando um bom canal de receptividade e comunicação.

Não se esqueça, somos aquilo que comunicamos!


Se precisar de orientação profissional, já sabe, fale com a COMUNICAR-se.


 

Raquel Garcez Pacheco

1.232 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page