Buscar
  • Comunicar-se

A importância da Comunicação Empresarial


A comunicação empresarial é uma prioridade fundamental para qualquer empresa, uma vez que, é a partir desta que a empresa se divulga e se posiciona no mercado empresarial, de modo a diferenciar-se da sua concorrência, pois não basta comunicar de qualquer forma, mas sim de forma adequada e distinta.

É importante salientar que, ao longo dos últimos anos, a comunicação empresarial tem vindo a ganhar mais relevo, mostrando-se presente em qualquer organização, o que tem vindo a sofrer algumas alterações pela positiva, nomeadamente, a nível de comunicação interna.

É possível constatar que, num primeiro momento, a atenção recaía, fundamentalmente, na comunicação para o exterior, a nível dos vários canais comunicacionais, desde publicidade, televisão, rádio, entre outros. Porém, as empresas depararam-se com o facto de que, seria necessário existir uma coerência comunicacional de dentro para fora, ou seja, a nível dos seus colaboradores, visto que, havendo uma melhor comunicação interna isso influenciaria positivamente a comunicação externa, o que por sua vez, ajudaria no seu posicionamento em relação à sua concorrência.

Esta situação ocorre, sobretudo, porque a comunicação empresarial interna tem como principal objetivo, informar o seu público interno sobre os mais diversos assuntos da empresa, de modo a estabelecer um clima de confiança e de transparência. É isto que permite, que os colaboradores trabalhem de forma conjunta e alinhada aos objetivos estabelecidos pela empresa, como forma de alcançá-los, criando, assim, uma cultura organizacional forte e assertiva. Assim, tudo isto, permitirá uma transmissão de confiança para o seu público, o que impulsionará a sua evolução no mercado.

Posto isto, ao longo do tempo e com a constante evolução tecnológica, conclui-se que, a própria comunicação é cada vez mais valorizada, devido ao desenvolvimento das novas tecnologias, da integração definitiva da internet e, principalmente, das redes sociais. Por este motivo, as empresas não podem mais adotar o tipo de relacionamento frio e distante com os colaboradores e com o público externo que era usual anteriormente.

Em suma, o fulcral numa organização é que a comunicação esteja de acordo com as suas estratégias, valores e objetivos da empresa, existindo particularmente, um bom plano de comunicação, que permita um bom trabalho cooperativo, desempenho e inovação da sua atividade em conjunto com os demais membros da empresa. É nesse contexto que, a comunicação empresarial é extremamente importante e deverá ser estabelecida de forma efetiva em qualquer empresa da atualidade.

* Licenciada em Comunicação Empresarial e autora do blog "Comunica-te - A Comunicação nas Tuas Mãos!"

#comunicarse #comunicaçãoempresarial #comunicaçãoexterna #comunicaçãointerna #comunicação #relaçõespúblicas #assessoriadeimprensa #mediarelations

485 visualizações

© 2023 by Marketing Solutions. Proudly created with Wix.com

  • Facebook Social Icon
  • Twitter Social Icon
  • LinkedIn Social Icon
  • Instagram Social Icon