Buscar
  • Comunicar-se

6 tendências de comunicação para 2018


A Comunicação é uma estratégia aplicável a diferentes segmentos de negócios (empresas, marcas, serviços) que evolui constantemente para acompanhar as novas tendências de interação e conexão com o cliente. Seja qual for o tamanho de um negócio, existem inúmeras estratégias de marketing e comunicação que podem ser aplicadas para aproximar uma empresa do seu público-alvo.

Revelamos algumas das principais tendências de comunicação para 2018:

#1 - Comunicação orientada para mobile Apostar em sites responsivos - adaptáveis para tecnologia mobile - e numa comunicação que esteja alinhada para facilitar a navegação do usuário é fundamental. A ‘user experience’ torna-se, em 2018, regra obrigatória para o desenvolvimento dos conteúdos digitais. Caso uma marca ou empresa ainda não esteja adaptada a tecnologia mobile, perderá a oportunidade de estabelecer uma comunicação direta com esse tipo de público.

#2 - Comunicação por vídeo Este tipo de conteúdo será orientado para impulsionar o ‘engajamento’ (envolvimento do cliente), conquistar novos seguidores e apresentar os produtos e serviços através de conteúdos animados, desenvolvidos por meio de uma estrutura que atraia o público e conte histórias (storytelling). As abordagens puramente comerciais já não têm impacto, aliás, podem afastar o target. A tendência é investir em conteúdos animados e criativos na abordagem.

#3 - Comunicar com transmissões ao vivo

Apresentar produtos, serviços e histórias de uma empresa é fundamental para gerar conexão ou reforçar a relação com os clientes. Em 2018, as empresas tenderão, cada vez mais, em apresentar uma personalidade como ‘o rosto da empresa’, que esteja diretamente ligada à sua história. Esta pessoa será a responsável por comunicar as principais conquistas e apresentar as transmissões ao vivo que começarão a ser veiculadas nas redes sociais.

#4 - Agilidade na comunicação digital Aproveitar as tecnologias que surgem com o objetivo de agilizar o atendimento ao cliente é fundamental para desenvolver um relacionamento mais próximo. Soluções como o chatbot - um software que envia respostas automáticas a diferentes padrões de pergunta - podem ser personalizadas com a linguagem que norteia cada empresa. Esta alternativa dispensa a necessidade de um profissional focado nesta tarefa.

5# - Comunicação geolocalizada

Esta é uma tecnologia do marketing de proximidade. Através dela, uma empresa pode saber onde o cliente se encontra e personalizar a comunicação ou informação útil a prestar. Esta estratégia pode ser uma ótima maneira para promover negócios locais e atrair consumidores num raio até 30km de distância. Na prática, dependendo das configurações de privacidade do usuário, o cliente pode estar num shopping onde a marca tem uma loja, e naquele momento poderá receber uma notificação com descontos e promoções dessa marca. Algo como: a mensagem certa, na hora e local certos.

#6 - Agências: soluções de comunicação profissionais

Delegar as soluções de comunicação em agências é, especificamente, contar com departamentos especializados em determinadas estratégias de comunicação. Optar por uma agência especializada em assessoria de imprensa, conteúdo e redes sociais, por exemplo, é uma boa estratégia para um negócio que ambiciona tirar o máximo do potencial de equipas especializadas em comunicação no sentido de impulsionar o relacionamento com os diferentes públicos e conferir uma maior credibilidade e reputação à empresa.


246 visualizações

© 2023 by Marketing Solutions. Proudly created with Wix.com

  • Facebook Social Icon
  • Twitter Social Icon
  • LinkedIn Social Icon
  • Instagram Social Icon