Buscar
  • Comunicar-se

7 dicas: Quantas vezes publicar nas redes sociais?


Postar (publicar um conteúdo) nas redes sociais faz parte do dia a dia de qualquer empresa, desde os pequenos negócios até as grandes organizações. A realidade é que as redes sociais permitem uma interacção e envolvimento (engagement) com os consumidores que era impensável há dez anos. Porém, uma interacção forçada e repetitiva pode tornar-se contra-producente para o negócio e pode cansar o público-alvo. Surge então a dúvida: quantas vezes se deve publicar conteúdo de forma a criar engagement?

Confira as nossas dicas* sobre qual a frequência ideal para postar, por dia, em cada uma das principais redes sociais:

Facebook: 1 a 2 posts por dia

Esta rede social é a mais difícil para as empresas descobrirem quantas vezes convém postar por dia. Para quem publica muito conteúdo, dá-se uma queda drástica de interacções, isto é, conforme se aumenta a quantidade de publicações o engagement diminui porque os posts aparecerão para cada vez menos pessoas. Já quem posta pouco, pode não alcançar todo o potencial de seus seguidores. Por isso, o recomendado é postar cerca de 10 vezes por semana, ou seja, uma ou duas vezes por dia.

Dica rápida: as grandes marcas publicam uma única vez por dia.

Instagram: 1 a 2 posts por dia

No Instagram, postar com uma alta frequência não resulta na queda de engagement. No entanto, pode ser mais complicado encontrar imagens de qualidade, múltiplas vezes por dia. Combinando estes dois elementos, a sugestão é publicar duas vezes por dia.

Dica rápida: use sempre várias hashtags (#). São hiperligações indexáveis dentro da rede que ao serem clicadas direccionam para tudo o que se fala sobre esse assunto.

Linkedin: 1 a 3 posts por semana

Esta é uma plataforma eminentemente profissional, e não pessoal. Aqui, o hábito não é passar os olhos por uma grande extensão da timeline. Por isso, publicar uma a três vezes por semana está óptimo.

Dica rápida: Focalize-se na qualidade e não na quantidade. As pessoas desta rede procuram receber conhecimento ou insights a partir do seu post.

Google+: 3 posts por dia

Por outro lado, nesta rede social é preciso postar constantemente, uma vez que, menos interacção resulta em menos engagement. A dica é três vezes ao dia.

Dica Rápida: O conteúdo deve ser mais formal e profissional do que o do Facebook. Hashtags têm maior valor de pesquisa.

Twitter: 4 a 5 posts por dia

Este microblog caracteriza-se por publicações (tweets) com curto tempo de vida útil. Estima-se que um tweet receba metade de suas interacções nos primeiros 18 minutos. Ou seja, este é o tempo de pico de engagement. Algumas empresas republicam (retweet) após o tempo médio de vida do post e conseguem ter mais 50% de tráfego.

Dica rápida: Dê sempre uma segunda oportunidade ao seu tweet.

Pinterest: 3 a 4 'pins' por dia

Essa é uma rede social orientada para a partilha de imagens e interesses. As grandes marcas costumam ter bons resultados postando múltiplas vezes. Três a quatro vezes por dia é uma média boa.

Dica rápida: Esta rede prioriza as publicações mais recentes.

Tumblr: quanto mais melhor

Nesta rede social há dois motivos importantes para publicar com muita frequência: quanto mais for usada, mais pessoas do seu interesse irá encontrar e, segundo, mais acessos e reblogs ao seu conteúdo.

Dica rápida: Não se esqueça de usar tags e botões que tenham a ver com o post.

Conclusão: Hoje em dia, as redes sociais assumem-se como canais de comunicação indispensáveis à promoção de qualquer empresa e o envolvimento criado com o público/clientes pode gerar grandes vantagens e benefícios . Há, no entanto, que saber usar estas ferramentas integradas numa estratégia de Marketing Digital.

Pronto para apostar em Social Media? Conte com o apoio da equipa da COMUNICAR-se.

* (Com base na análise de uma empresa especializada em Social Media).

#socialmedia #marketingdigital #engagement #redessociais

518 visualizações

© 2023 by Marketing Solutions. Proudly created with Wix.com

  • Facebook Social Icon
  • Twitter Social Icon
  • LinkedIn Social Icon
  • Instagram Social Icon