facebook-domain-verification=ftejo4usjwv5gbzssdxyfqeuqi2hxr
top of page
Buscar
  • Foto do escritorComunicar-se

6 razões para investir numa ferramenta de automação de marketing


Sabem qual o retorno que o departamento de marketing está a trazer para a vossa empresa? E quanto ganham por cada euro que investem em marketing? Conseguem medir? De nada adianta apenas planear e executar campanhas de marketing se não tiverem a resposta a estas perguntas. Tão importante quanto “fazer marketing” é medir os resultados que as acções estão a gerar.

Apresentamos 6 razões e partilhamos as vantagens para uma empresa investir numa ferramenta de automação de marketing.

#1 - Mensuração de resultados

É fundamental mensurar os resultados das suas campanhas de e-mail marketing. Só assim será possível avaliar o retorno que as campanhas de marketing estão a trazer e assim implementar melhorias, ajustes ou simplesmente planear novas acções na mesma linha. Essa mensuração é fundamental e uma ferramenta de automação reúne os dados necessários para um relatório conciso de forma bastante simples. Além disso, é possível criar relatórios mais detalhados, acelerando o processo de tomada de decisão.

# 2 - Campanhas ad hoc pouco eficazes

Campanhas ad hoc tornam difícil medir o retorno das acções integradas. Com a automação de marketing isso não existe. Ao investir numa ferramenta de automação de marketing, as campanhas integradas conseguem apresentar resultados visíveis e mensuráveis, o que simplifica bastante quando chega a hora de tomar decisões, optimizar recursos e medir resultados.

# 3 - Acompanhamento de leads

Sabem de onde vêm os vossos leads? E sabem quando estão prontos para serem passados para a equipa de vendas? Ao investir numa ferramenta de automação de marketing é possível responder a todas estas perguntas. Além de ser possível criar um fluxo de automação de e-mails e de nutrição dos leads em diferentes estágios de compra, conseguem também reunir todas as informações relevantes sobre o vosso público-alvo, acompanhando o lead em todo o processo de compra, e melhorando o timing para conversão em cliente.

# 4 - Optimização do tempo

Com uma ferramenta de automação de marketing a equipa consegue alocar o seu tempo ao que é realmente importante. Optimizar campanhas, obter o máximo de retorno em cada uma, qualificar leads e gerar oportunidades de negócios são apenas alguns exemplos. Com uma ferramenta automática não é perdido tempo com actividades operacionais.

# 5 - Informações centralizadas

Com a ferramenta de automação é possível centralizar todas as informações relevantes numa só plataforma. De nada adianta ter várias ferramentas de automação (uma para redes sociais, outra para criar landing pages, outra para email marketing, etc.) e não conseguir analisar as informações de maneira assertiva e integrada. Ter muitas ferramentas irá dispersar a atenção da equipa de marketing e vai ser perdido mais tempo a agregar toda a informação. Por esse motivo, é fundamental reunir toda a informação numa só plataforma para alcançar melhores resultados.

# 6 - Melhorar a relação com a equipa de vendas

Como afirmado anteriormente, a automação de marketing facilita e melhora a qualificação de leads. Deste modo, a equipa de marketing não passa para a equipa de vendas leads “frios”, ou seja, que ainda não estão preparados para a compra. Com a ferramenta de automação os leads são nutridos com eficiência e, assim, a equipa consegue fazer um melhor aproveitamento dos mesmos, trazendo mais negócio para a empresa.

Como podem constatar, é fundamental para qualquer negócio (empresa, marca, serviço) investir numa ferramenta integrada de automação. O motivo? Irá ajudar – e muito – a aumentar o ROI das acções de marketing, trazendo mais previsibilidade para o negócio. Ao utilizarem ferramentas para automação de marketing, conseguem reunir mais dados sobre o perfil do vosso público, analisá-los e tomar decisões mais assertivas, aumentando a produtividade e consequentemente a facturação.

Esclarecidos? Sabemos que pode parecer muita informação para digerirem: planear, executar, monitorizar e medir a vossa estratégia de Inbound Marketing. Por isso, reconhecemos que uma ajuda especializada faz muita diferença. A COMUNICAR-se pode ajudar-vos no desenvolvimento e gestão deste processo, entrem em contacto connosco!

42 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page