facebook-domain-verification=ftejo4usjwv5gbzssdxyfqeuqi2hxr
top of page
Buscar
  • Foto do escritorComunicar-se

10 erros de comunicação empresarial que prejudicam o negócio


Quando falamos em Comunicação Empresarial, falamos da sintonia que deve existir entre a Comunicação Interna (comunicar para dentro da empresa, com os colaboradores) e a Comunicação Externa (comunicar com clientes, parceiros/stakeholders e a imprensa). Mas atenção, todos são público de interesse para o sucesso de qualquer negócio.

É neste contexto bilateral que apresentamos de seguida diversos erros de Comunicação Empresarial que devem ser evitados. Vamos começar por apontar os maiores erros de comunicação de uma empresa no que diz respeito à gestão interna, isto é, à forma como é conduzida a liderança de equipas e a comunicação com o público interno da organização – os colaboradores.

5 erros de Comunicação Interna:

#1 - Comunicação num único sentido

A comunicação é uma interacção dupla. Quando só acontece num sentido, de cima para baixo, e de forma imposta, desmotiva a base da pirâmide organizacional, cria desigualdade e gera desmotivação entre os colaboradores.

#2 - Usar canais de comunicação obsoletos

Caneta e papel ainda fazem parte da comunicação da sua empresa? Ainda envia comunicados internos por carta ou afixa na parede? Então parou no tempo. Hoje em dia, com tudo que a tecnologia pode proporcionar para uma comunicação positiva no trabalho, arriscar-se a promover uma verdadeira disfunção burocrática (papel) na sua empresa, não vale a pena. Além do mais é um método frio e obsoleto. Para criar maior proximidade e empatia com a equipa, modernize-se e use ferramentas de comunicação online. Seja inovador quando fala com o seu público interno e comunique com emoção. Ideal é mesmo dar a cara e a voz pela sua equipa. Uma empresa que sabe comunicar com proximidade, não manda "recados" aos colaboradores.

#3 - Não dar voz aos colaboradores

Um dos erros de comunicação empresarial mais comuns é não criar canais de comunicação interna e ferramentas de colaboração para a integração da equipa, disseminação da cultura da empresa e, principalmente, receber sugestões, ideias e projectos. Estes canais de comunicação, além de poderem trazer iniciativas inovadoras para a empresa, também motivam e aproximam a equipa.

#4 - Criar campanhas internas sem valor

Outro dos grandes erros de comunicação empresarial é gastar recursos e tempo em campanhas internas que não acrescentam verdadeiro valor para a equipa. É importante promover um marketing de grupo que esteja em sintonia com os valores adoptados pela empresa. Ou seja, não basta praticar iniciativas que incentivem e agradem o grupo de colaboradores apenas naquele dia, naquele momento passageiro. Importa sim, fomentar uma filosofia, permanente e diária, de motivar, envolver, ouvir, apoiar, formar e premiar a equipa. Não subestime os seus colaboradores, eles percebem bem a diferença entre o agraciar pontual e o reconhecimento contínuo.

#5 - Falta de feedback

Os colaboradores entram em contacto com os seus superiores, enviam relatórios, análises e opiniões e, muitas vezes, não recebem retorno. A falta de feedback e desvalorização das ideias têm um resultado bastante semelhante às consequências negativas citadas acima.

5 erros de Comunicação Externa:

#1 - Não pesquisar quem é o seu público-alvo

Uma vez mais, a tecnologia pode auxiliar muito na comunicação positiva das empresas ao ajustar a mensagem ao seu público. Quem quer fazer uma pesquisa sobre o perfil e satisfação do seu cliente ou potencial, mas não tem orçamento suficiente para contratar uma empresa de estudos, hoje em dia, pode usar soluções online como o Surveymonky ou mesmo o Google Forms.

#2 - Não transmitir o seu posicionamento

Afinal, o que faz a sua empresa? Qual a vantagem que oferece aos clientes? Para ocupar um lugar claro na memória do seu público, é preciso saber transmitir como o seu negócio ou serviço resolve o problema deles, para que possam reconhecer a sua empresa/marca como a melhor resposta, quando esta necessidade surgir. Comunique soluções.

#3 - Não diversificar os canais de comunicação

Os Media de Massas, como a televisão e os anúncios em revistas, podem ser caros e ineficientes. Muitas empresas esquecem-se dos Media Sociais (Social Media), dos blogs e das técnicas de marketing de conteúdo. Verifique se a sua empresa não está a cometer este erro e a desperdiçar a oportunidade de ganhar visibilidade e notoriedade.

#4 - Usar o gosto pessoal do Director ou CEO

Pode parecer incrível, mas este é outro dos erros de comunicação nas empresas que ainda ocorrem com frequência. Mudar cores de sites, frases em anúncios ou imagens de e-mail marketing por puro “achismo” não pode acontecer. Confie nos profissionais da área ou faça as pesquisas e testes A/B.

#5 - Não recorrer a profissionais

Se a sua empresa precisa de um prédio novo, contrata um engenheiro, se necessita de exames de saúde, chama um médico, se quer reforçar a segurança, utiliza uma empresa especializada. Então, por que insistem algumas empresas em fazer internamente ou improvisar conteúdos informativos, campanhas de comunicação e comunicados de imprensa sem impacto? É caso para dizer, "cada macaco no seu galho." Aconselhe-se, sempre, com um profissional de comunicação.

Depois destas 10 dicas, acreditamos que será possível evitar os principais erros de comunicação empresarial que são contraproducentes ao negócio e que, às vezes, nem todos percebem que estão a cometer. Fiquem atentos para melhor COMUNICAR-se, tanto interna como externamente.

691 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page