Buscar
  • Comunicar-se

5 PASSOS PARA COMUNICAR-SE COM SUCESSO


Há um problema crítico nas empresas: 60% dos problemas resultam da ineficácia da Comunicação. Analisando esta estimativa, é inevitável não responsabilizar os departamentos de Comunicação ou consultores externos por esta falha nas empresas ou organizações. É obrigação dos responsáveis pela Comunicação Empresarial (internos ou externos) garantirem a transmissão correcta e eficaz da mensagem da organização, de todas as informações que circulam sobre a empresa, do diálogo dentro da empresa e da comunicação veiculada das mais diversas formas para o exterior: para clientes, fornecedores, parceiros e público em geral. Desta forma, qualquer membro da organização acaba por ser representante da imagem e da mensagem da empresa e, por isso, responsável por uma comunicação eficiente.

A verdade é que, hoje, qualquer pessoa que queira integrar o mercado de trabalho - independente de trabalhar em áreas que são genuinamente responsáveis por processos formais de Comunicação - tem como imperativo comunicar-se bem. Investir neste requisito de empregabilidade é, cada vez mais, fundamental: expressar-nos bem e com segurança independentemente do público, redigir um bom e-mail, um relatório adequado, ser assertivo, gerar empatia, etc. Poderíamos enumerar uma série de competências desejáveis para uma Comunicação de sucesso, mas vamos elencar apenas cinco dicas.

#1 - Conhecer o seu público-alvo

Sempre que for falar em público, em reuniões, sejam elas mais operacionais ou estratégicas, palestras, escrever relatórios, redigir e-mails, tenha em mente quem é o seu interlocutor. A mensagem só fará sentido se usar recursos para que haja a compreensão do conteúdo. O sucesso da sua comunicação depende disto. Antes de começar a falar ou redigir, uma dica é pensar quem é o seu público e de que forma poderá criar impacto para alcançar o resultado desejado.

#2 - Ser conciso sem ser simplista

A organização das suas ideias em textos, discursos, reuniões, apresentações é determinante para o sucesso na forma como você se comunica. O conteúdo precisa ser objectivo e directo. A assertividade está ligada à capacidade de sintetizar as informações, ou seja, dizer o máximo com o mínimo de palavras. Para isso, é preciso ter muita atenção e treino. Se for o caso, reescreva, repense, reformule.

#3 - Atenção à Língua Portuguesa

Um profissional que zela pela sua imagem sabe usar bem o Português. Isso não quer dizer que utiliza palavras rebuscadas, frases complexas e longas. Significa que entende de concordância verbal, nominal, tem um vocabulário diversificado e ajustado ao meio em que actua. Uma dica sempre válida é a leitura, principalmente a respeito de temas ligados à sua área de actuação profissional. Além de adquirir vocabulário, acumula conhecimentos.

# 4 - Pedir feedback

A assertividade na maneira de comunicar-se está relacionada à capacidade de perceber as reacções do interlocutor, inclusive no momento da interacção. Então, não hesite em perguntar se foi compreendido ou não. Neste caso, o feedback permite redireccionar o conteúdo da mensagem instantaneamente.

# 5 - Surpreender o interlocutor

Além de se preocupar com o público e com o conteúdo, deve usar recursos para surpreender o interlocutor no momento de transmitir a mensagem, seja ela verbal ou não verbal. Pense na melhor técnica (audiovisual, tecnológica, criativa,) para atingir o seu objectivo. Um texto bem escrito, apresentações visuais bem elaboradas, a roupa adequada, a postura correcta, o tom de voz apropriado, expressões faciais moderadas, uma linguagem positiva e a capacidade de ouvir as pessoas são maneiras interessantes de surpreender o seu interlocutor.

Mais dicas sobre como comunicar-se melhor? Contacte-nos!

#comunicação #comunicaçãoverbal #comunicaçãocorporal #comunicar #discursopúblico #público

172 visualizações

© 2023 by Marketing Solutions. Proudly created with Wix.com

  • Facebook Social Icon
  • Twitter Social Icon
  • LinkedIn Social Icon
  • Instagram Social Icon