© 2023 by Marketing Solutions. Proudly created with Wix.com

  • Facebook Social Icon
  • Twitter Social Icon
  • LinkedIn Social Icon
  • Instagram Social Icon
Buscar
  • Comunicar-se

5 PASSOS PARA UMA COMUNICAÇÃO CORPORATIVA DE SUCESSO


Num mercado extremamente competitivo é essencial que as organizações invistam numa comunicação corporativa eficiente para manter uma boa reputação perante os seus stakeholders. Afinal, muito mais do que mantê-los informados sobre as principais acções e conquistas da organização, a comunicação empresarial também é capaz de envolver os parceiros e mobilizá-los para que os objectivos estratégicos almejados sejam alcançados.

O principal objectivo da comunicação corporativa é construir uma imagem positiva da empresa perante os seus públicos de interesse.

Neste sentido, a escolha dos suportes de comunicação mais adequados para os diferentes públicos da organização é função para um profissional de comunicação. Além de conhecer as potencialidades dos vários canais, também é responsável para que as informações sejam transmitidas de forma objectiva, criativa e assertiva.

Por isso, quando se pensa em publicações empresariais, ou seja, canais de comunicação concebidos especialmente para que as empresas divulguem as suas principais notícias, os desafios dos profissionais que actuam na área de comunicação empresarial são muitos, principalmente, no que diz respeito à transparência e à tónica certa das mensagens.

As publicações empresariais exigem uma mescla de discurso corporativo, publicitário e jornalístico, o que tornam a actividade de escrever um comunicado/Press-Release ou uma notícia muito mais complexa do que simplesmente escolher palavras e redigi-las por uma ordem lógica. Assim, para uma comunicação corporativa e publicação empresarial de sucesso é fundamental ter orientação profissional.

Partilhamos, a seguir, cinco passos vitais:

#1 - Conhecer a cultura organizacional

Em primeiro lugar é preciso conhecer muito bem a cultura da organização. Saber, por exemplo, a história, a estratégia, a essência (valores), bem como, quem são os profissionais que fazem parte dela e conhecer o perfil deles. A importância deste conhecimento reflectir-se-á em alcançar o tom mais adequado para comunicar a mensagem empresarial (mais formal ou informal) e ajustar a linguagem certa à publicação corporativa.

#2 - Aproveitar ao máximo as reuniões

Este é o melhor momento para aprofundar quais são os objectivos de cada matéria que será veiculada na publicação. Uma reunião de agenda bem feita ajuda o profissional de comunicação a identificar quais são as informações que deverão ser trabalhadas para que as finalidades dos conteúdos sejam cumpridos no âmbito da estratégia global de comunicação da empresa.

#3 - Seleccionar temas de interesse do leitor

É importante trabalhar com assuntos estratégicos da empresa, mas a prioridade é tratar esta matéria de forma positiva e apelativa para que, quem recebe a comunicação se sinta atraído pela leitura e reconheça a importância no assunto, mesmo que não o atinja de forma directa no seu dia a dia.

#4 - Humanizar os textos

Trazer personagens para as matérias é uma óptima maneira de trazer mais vida e emoção à comunicação. Experimente explorar os depoimentos dos colaboradores, direcção, parceiros ou clientes sobre os temas a trabalhar e verá que construirá matérias de peso e credibilidade, além de ser uma forma também de valorizá-los.

#5 - Explorar a imagem

Fotos, imagens e infográficos. A leitura de uma publicação deve ser agradável, por isso, é fundamental manter um visual atractivo, mas cuidado para não poluir a publicação com o uso excessivo de imagens, sons, vídeos (multimédia) no sentido de evitar criar ruído na mensagem a passar. Há que ter bom senso!

#comunicaçãocorporativa #comunicaçãoempresarial #corporate #publicações

77 visualizações