© 2023 by Marketing Solutions. Proudly created with Wix.com

  • Facebook Social Icon
  • Twitter Social Icon
  • LinkedIn Social Icon
  • Instagram Social Icon
Buscar
  • Comunicar-se

6 TÉCNICAS PARA UMA APRESENTAÇÃO INFALÍVEL


Se para algumas pessoas, fazer uma apresentação para uma audiência é normal e pode até ser divertido, para outras, uma comunicação em público pode ser um pesadelo. O truque para uma apresentação infalível, que capte a atenção do público, é só um: comunicar com simplicidade, assertividade, confiança e emoção.

De acordo com a coach de carreiras Mildred Talabi, quem procura fazer uma apresentação tem apenas 30 segundos para a chamar a atenção da audiência. Um tempo bastante curto, mas que é de facto o suficiente para fazer ligar ou desligar a atenção das pessoas.

Partilhamos algumas técnicas infalíveis que pode seguir para encantar o seu público e brilhar com a sua apresentação.

#1 Atenção à ortografia

Independentemente do assunto que vai apresentar, é muito importante ter em atenção a ortografia. Afinal, o cuidado que demonstra com isso pode ser entendido como o mesmo cuidado que tem com a sua empresa, negócio ou ideia. Apresentações com erros de português tendem a desvalorizar a importância daquilo que é mostrado. Portanto, não descurar este ponto.

#2 Confiança no que vai comunicar

Se não demonstra segurança no que está a comunicar, por que razão a audiência confiará na sua mensagem? É fundamental mostrar que entende do tema e que sabe “de cor e salteado” sobre o assunto. Não pense demais antes de completar uma frase, vá directo ao ponto, seguro e confiante.

#3 A postura também comunica

A segurança ao comunicar também é transmitida através da postura no palco. Não se apresente como se estivesse abatido, nem fique sentado no canto enquanto fala. Comunicação é movimento, por isso, ande pelo local, gesticule, olhe nos olhos do público. A linguagem corporal é muito importante na hora da apresentação, pois também ajuda a passar a mensagem para a plateia.

#4 Slides: claros, concretos e concisos

Claro, Concreto e Conciso. Esta regra dos 3 “Cs” é obrigatória para uma apresentação apelativa e atractiva. Seja sucinto e não coloque muita informação num slide. Lembre-se de que a mensagem principal deve partir do orador e que os slides devem ser usados apenas para complementar o que ele está a comunicar. Quanto maior for o texto, maior a probabilidade de cansar e perder a atenção da plateia. Alguns estudos sugerem que usar 40 palavras por slide já é mais do que o suficiente.

#5 A regra de ouro dos pontos

De acordo com a jornalista e palestrante do TED, Kare Anderson, a nossa mente dispersa automaticamente quando nos dão muitos dados sobre um mesmo tema. Segundo esta profissional de comunicação, a nossa mente funciona melhor quando nos apresentam um assunto por pontos, mas atenção, não mais do que 7, o ideal até são 3.

#6 Conte histórias pessoais

Bons oradores contam histórias, mas grandes oradores contam as suas próprias histórias. Construa uma apresentação com dados que podem ser confirmados através de histórias reais, experiências que já tenha passado, para dar ainda mais veracidade ao que diz. Ao tornar real e pessoal o que está a comunicar, vai criar empatia e proximidade com o público.

#comunicação #discursopúblico #apresentação #audiência #mediatraining #comunicaçãocorporal

109 visualizações